Artista catarinense cria colagens surrealistas com flores e muita cor a partir de retratos
⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅
Criador do projeto “Faces [UN]bonded”, a história como artista de Macelo Monreal começou logo após o falecimento de sua mãe. Ao visitar a casa onde passou toda infância ao lado dos irmãos, o artista e designer gráfico catarinense reviveu memórias daquele período enquanto olhava o jardim que fora por toda a vida cultivado por ela.
“Minha mãe era uma pessoa que tinha muito zelo pelas coisas e muito amor pelos filhos. E, quando a gente brincava, ela sempre dizia ‘não corre, vai se machucar’. Então, uma vez eu perguntei do que as pessoas eram feitas. Ela me respondeu: ‘elas são feitas de flores’”, relembra, Monreal.
Com essa lembrança em mente, Marcelo retornou para a cidade onde morava pensando sobre o significado daquilo – foi então que ele sentiu a necessidade de criar. “Eu voltei pra casa e comecei a trabalhar essa ideia, foi uma maneira que encontrei de me reconectar com a minha mãe”, explica.
De lá para cá, suas obras que exploram um mix de surrealismo, colagens e retratos, apresentando diferentes tipos de flores surgindo do interior dos rostos das pessoas, ganharam notoriedade internacional. Além de diversas publicações, em 2018 o artista foi responsável pela criação da arte de capa do álbum do cantor canadense Shawn Mendes.
A Urban Arts conta com mais de 150 peças criadas pelo artista. Além das obras do projeto Faces [UN]bonded, é possível conferir no acervo da galeria diversos trabalhos abstratos do designer.
Já conhecia as criações e história de Marcelo Monreal? Aproveite e conte aqui qual obra é sua preferida!