Nossos ♡

Stela Araujo & Marcos Wilke: um olhar singular em sintonia

Entre fotografias registradas em viagens pelo mundo e novas peças desenvolvidas durante a quarentena, casal de artistas conta com mais de 900 obras na plataforma da Urban Arts

                                    

Foi durante uma pós-graduação em Perícias de Engenharia e Avaliações, há oito anos, que os mineiros Marcos Wilke e Stela Araujo se conheceram. De início, a simpatia e a amizade surgiram pelos gostos em comum, mas o tempo e a arte foram os responsáveis por aflorar, também, um romance entre os dois. “A paixão pela arte nos uniu. O começo dessa amizade surgiu com muito papo sobre arte, cultura, documentários e isso nos aproximou muito”, conta Stela em entrevista exclusiva para o blog da Urban Arts.

Os artistas Stela Araujo e Marcos Wilke

A fotografia já estava presente na vida deles quando ainda não se conheciam. Stela, formada em Arquitetura, e Marcos, em Engenharia Mecânica, utilizavam o olhar técnico do clique em suas profissões há anos. No entanto, a ótica afetiva para suas obras despontou com mais evidência nas viagens e expedições feitas pelos dois. “Artisticamente a fotografia surgiu em nossas vidas de forma despretensiosa. Atendíamos clientes que queriam ter quadros e fotografias para decorar a casa. Foi quando perguntei o que o Marcos achava de apresentar as fotos que tirávamos em viagens para eles. Foi assim que vendemos nossas primeiras artes, sem pensar ainda nisso como um trabalho artístico”, relembra Stela.

E foi a partir desse momento que os dois começaram a estudar mais sobre esse universo. Com o incentivo de uma amiga que notou o olhar apurado do casal, Marcos e Stela criaram o primeiro ensaio em parceria sobre a cidade de Belo Horizonte. Intitulado como “BELO HORIZONTE SOB UM NOVO OLHAR”, as obras ficaram em cartaz no Circuito Cultural Praça da Liberdade no mês de abril de 2016.

De lá para cá, eles já estiveram presentes em diversas exposições nacionais e internacionais, conquistando prêmios importantes como o primeiro lugar do concurso internacional: “Life Magnified: Macro Photography Contest”, pela Your Art Gallery de NY, em julho de 2017, com a Arte “Perspective in Flower” e o segundo lugar do concurso Internacional: “Animal Kingdom”, também pela Your Art Gallery, em abril de 2018. Dessa vez, com a Arte “Black Bird Suíça 01”. Com exclusividade nacional, desde 2016 a Urban Arts conta com quase 1000 obras do casal em seu acervo.

A pedido do blog, os artistas contaram um pouco mais sobre a história por trás de três obras que eles guardam um carinho especial. Confira:

Nova York 08 PB

“Esta fotografia é muito significativa para nós e hoje reflete muito do nosso trabalho. Primeiramente pelo momento mágico da sua captura. Em meio ao trânsito de carros e pessoas, um canto de pássaro foi eternizado, sem planejamento, sem nenhuma pretensão. Ainda não sabíamos que esta dicotomia entre o natural e o construído seria tão importante em nosso trabalho fotográfico, talvez a essência dele”.

Árvore PB 09

“Essa foto é uma das nossas artes mais populares. Ela traz uma delicadeza sem igual, quase como a visão de um sonho. O contraste entre troncos negros e as folhas e flores muito delicadas mostram o quanto a natureza é forte e frágil ao mesmo tempo e tão rica em detalhes que nos encantam”.

ARKHÉ B 18

“Esta arte faz parte de um novo trabalho a que nos propusemos fazer: a Coleção ARKHÉ. E mesmo que pareça destoante do trabalho como fotógrafos, podemos dizer que ela está em total sintonia com o que fazemos. Mesmo que o meio utilizado seja outro, as artes dessa coleção, assim como as fotografias, buscam enaltecer o belo, o essencial, o traço da criação, seja ela fruto do trabalho humano ou da própria natureza. A fotografia está presente neste trabalho como suporte de criação, inspiração ou elemento de composição. A Coleção ARKHÉ nasceu no período da pandemia, em que devido à quarentena ficamos impossibilitados de fazer ensaios fotográficos e viagens, que é nossa outra paixão”.

Stela e Marcos são convidados da Urban Arts para a Design Weekend!. Os trabalhos poderão ser vistos presencialmente, com todos os protocolos de higiene e segurança observados, na flagship da marca, de 8 a 21 de novembro, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1984, em São Paulo. No dia 10 de novembro, às 19h, no canal do youtube da marca, o casal fará parte da exposição virtual guiada 5 estilos, 5 histórias com André Diniz, fundador e curador da Urban Arts, comentando as obras da mostra.

23 comentários

  1. Tenho uma particular admiração pelo trabalho do casal Stela Araújo e Marcos Wilke. Adquiri algumas obras deles quando ainda “não pensavam na fotografia como um trabalho artístico” e confesso que tive muita dificuldade em escolher qual delas comprar.
    São todas, absolutamente, apaixonantes.
    O verdadeiro artista é aquele que enxerga sua arte com os olhos da alma, como fazem o casal.
    Parabéns!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Você é muito querida e muito especial, acreditou em nosso trabalho e em nossa arte lá no início, antes mesmo de qualquer exposição, antes de entrarmos na Urban Arts. Foi nossa grande incentivadora. Seremos sempre muito gratos a você por tudo e temos um orgulho danado de vermos nossas artes compondo seu lindo apartamento.
      Forte abraço.
      Stela&Marcos

      Curtir

      1. A alegria é toda nossa. Temos orgulho em dizer que somos artistas da Urban Arts e vamos sim, continuar espalhando arte.

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: