⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅
Na noite de terça-feira (28), a rua mais tradicional do setor de decoração e arquitetura de São Paulo, a Alameda Gabriel Monteiro da Silva, parou para prestigiar a abertura da exposição “Gente da Cor”, que celebrou as culturas brasileira e africana em formato especial e interativo. Com obras assinadas pelo premiado fotógrafo baiano Robério Braga, o evento uniu muita moda, arte e muita cultura na flagship da Urban Arts.

O artista, que tem como inspiração grandes nomes da fotografia, como Mario Cravo, Pierre Verger e J.D.Ohkay Ojeikere, traz para seu novo trabalho uma homenagem ao mestre do Portrait africano: Seydou Keïta (1921-2001), fotografo malinês que era considerado um exímio leitor das poses humanas. Seu trabalho peculiar inspirou Robério Braga nesta nova série, que cria uma interação dos padrões dos tecidos africanos no “background” com os figurinos usados pelos modelos, criando assim uma mimetização.


Com curadoria de Mario Cohen, fundador da galeria de mesmo nome, Robério Braga foi buscar as cores, formas e texturas na feira de São Joaquim, a maior feira de livre de Salvador, trazendo um material precioso para a criação da exposição. “Há 30 anos comecei a fotografar em Salvador onde a influência africana sempre me chamou atenção. É impossível como fotógrafo, não ser impactado por tamanha riqueza cultural”, conta o artista.
Natural de Salvador, Robério decidiu homenagear esses laços com a produção de fotos com modelos baianos vestindo peças com estampas africanas, assim como o trabalho de Keïta. Todo o vestuário foi pensado e criado pela estilista Carola Hoisel, especialmente para o projeto.


Você já pode conferir o resultado incrível deste trabalho na Flagship da Urban Arts durante os próximos dias. Além disso, todas as obras expostas farão parte do acervo da marca e você pode conferir em nosso site!