Arte

Japan House apresenta tradição e disciplina do Shodō em nova exposição

Mostra que vai até 28 de fevereiro traz 11 obras da artista japonesa Shoko Kanazawa, que tem Síndrome de Down e foi convidada a produzir trabalhos para a próxima Olimpíada de Tóquio

⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅

A Japan House São Paulo apresenta de 2 a 28 de fevereiro de 2021 a exposição gratuita e inédita ‘DŌ: O caminho de Shoko Kanazawa’. Dando continuidade às expressões da filosofia DŌ, desta vez, a instituição cultural oferece mostras do Shodō, a caligrafia, uma manifestação poética e filosófica extremamente popular no Japão.

Foto: Divulgação

A filosofia do Shodō (書道) significa, em japonês, o caminho da escrita e exprime o ato de representar letras e palavras com métodos e formas variadas. Este trabalho visa dar vazão às emoções através de caligrafia e é uma arte e disciplina ensinada às crianças japonesas desde a educação primária.

A artista Shoko Kanazawa Foto: Divulgação

Na mostra, serão exibidas obras de Shoko Kanazawa, que utiliza técnicas e saberes milenares, atualizando-os com seus conceitos para a contemporaneidade. A exposição está instalada no piso térreo da Japan House São Paulo e conta com 11 obras da artista.

A caligrafia é conhecida por exigir alta precisão do calígrafo, cada caractere dos kanji devem ser escritos segundo uma ordem de traços específica, aumentando dessa forma a disciplina necessária daqueles que praticam esta arte.

Artista com Síndrome de Down, Shoko pratica a caligrafia performática, fazendo uso de grandes pincéis que demandam um envolvimento direto de todo seu corpo na aplicação da tinta sumi sobre o papel. Sempre inspirada e estimulada pela mãe, a artista já teve suas obras expostas no principais templos do Japão e galerias internacionais.  Em homenagem ao seu trabalho, a calígrafa foi nomeada uma das artistas oficiais da Olimpíada de Tóquio.

No acervo da Urban Arts você encontra diversas obras que homenageiam a cultura japonesa e sua caligrafia. Além das tipografias, estão disponíveis fotografias e pinturas que fazem referência ao país asiático. Confira!

Serviço:

Exposição DŌ: O caminho de Shoko Kanazawa

Onde: Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52

De 2 a 28 de fevereiro de 2021, no piso Térreo e com entrada gratuita

Terça-feira a Domingo: das 11h às 17h

Reserva online antecipada (opcional): clique aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: