Como decorar a cozinha com quadros?

Confira três dicas para adicionar obras de arte no ‘coração da casa’

⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅

Espaço ideal para o convívio entre a família ou amigos e para o preparo de saborosas refeições, não é à toa que a cozinha é conhecida carinhosamente como ‘o coração da casa’. E com tamanha importância, a decoração deste ambiente merece uma atenção especial para tornar o espaço ainda mais convidativo e acolhedor.

Quando falamos em décor de cozinhas, é muito comum que a escolha dos eletrodomésticos e marcenaria sejam as principais preocupações na hora de desenvolver o projeto. No entanto, para criar um ambiente que se destaque pela beleza e conforto é fundamental não se limitar ao básico e buscar inspirações que fujam da caixa.

Excelentes aliados para repaginar ambientes inteiros sem grandes intervenções, os quadros já são velhos conhecidos e muito utilizados em salas de estar ou jantar, quartos e lavabos. Por outro lado, essas peças ainda são pouco exploradas nas cozinhas. Pensando nisso, no #UAblog de hoje selecionamos três dicas para decorar a cozinha com quadros. Vem com a gente!

Obra 1: EOG Part II, por Melina Delazari
Obra 2: OEG, por Melina Delazari

Escolha a composição de acordo com o espaço livre

Escolher o tamanho do quadro ideal para a cozinha é uma das principais dúvidas na hora de decorar esse ambiente. Para acertar na aposta, no entanto, é fundamental levar em conta o tamanho do cômodo e já ter pré-definido onde a obra de arte será instalada.

Em uma parede grande e vazia, por exemplo, um único quadro em grande formato pode ser suficiente. Já caso o espaço conte com um móvel encostado nele, uma composição será mais certeira.

Obra 1: Cozinha Kitchen Analogico, por Rodrigo Kristensen
Obra 2: Coffee Break II, por Praniski
Obra 3: Coffee Café 2, por REB Design

Aposte em obras que dialoguem com o estilo de decoração

Para manter a harmonia no ambiente e dar mais personalidade ao décor, é muito importante que, antes de definir as obras que serão penduradas, você reflita se elas iram combinar com a proposta de decoração da sua cozinha.

Em um projeto mais minimalista que tenha o branco como protagonista, por exemplo, aposte em peças que ofereçam mais cores ao ambiente. Obras com estilo geométrico e as figurativas são excelentes opções para dar mais personalidade nestes casos. Já em uma ambientação mais industrial, fotografias e peças em preto e branco são boas pedidas.

Outra dica interessante é apostar em uma mescla entre obras coloridas de frutas e temperos ao lado de uma mini horta e outros suportes para utensílios, a fim de despertar ainda mais o paladar e o efeito visual no ambiente.

Projeto assinado pelo escritório @unic.arquitetura Foto: @macarios

Prefira molduras com vidro e evite áreas com muita umidade

Devido ao preparo das refeições e a grande circulação dentro do cômodo, a cozinha é um dos ambientes que mais exigem uma limpeza frequente. Para facilitar a rotina, a dica é dar preferência para os quadros com estrutura de vidro e evitar posicioná-los muito próximos ao fogão.

De qualquer maneira, evite limpar as molduras com qualquer tipo de produto de limpeza. Elas devem ser limpas exclusivamente com um pano úmido (bem torcido). Antes de fazer este processo, tire a poeira da peça com um pano seco. Também é importante ficar atento e conferir a parte de trás da moldura, para se certificar que ela está livre do ataque de traças e insetos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s