Dia do Cinema Brasileiro: 6 sugestões de filmes para curtir a data

⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅

Preparem as cobertas e a pipoca! Neste domingo (19), celebramos do Dia do Cinema Brasileiro. A data, que busca valorizar esse patrimônio nacional, é uma homenagem a primeira vez que foram registradas imagens em movimento no Brasil, feitas pelo Cineasta Afonso Segreto, em 1898.

Para comemorar no melhor estilo, neste artigo do #UAblog selecionamos 6 sugestões de filmes nacionais para você aproveitar grandes produções brasileiras e algumas obras do nosso acervo inspiradas no universo cinematográfico do Brasil. Vem com a gente!

CARMEN MIRANDA BY LA BARATIJA, por LA BARATIJA

Central do Brasil

Dora, interpretada por Fernanda Montenegro, é uma ex-professora solitária que trabalha escrevendo cartas para analfabetos em uma estação de trem. Um dia, Josué, o filho de nove anos de idade de uma de suas clientes, acaba sozinho quando a mãe é morta em um acidente de ônibus. Ela se vê obrigada a cuidar do menino e parte em uma viagem em busca do pai da criança. O filme recebeu a maior premiação no Festival de Berlim (Urso de Ouro), o Globo de Ouro de filme estrangeiro e foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro e melhor atriz. Central do Brasil está disponível no Globoplay.

TROPA DE ELITE, por Leo Romeu

Cidade de Deus

Em meio a um cenário de violência, Buscapé é um jovem morador da Cidade de Deus, favela carioca. Entre a luta pela sobrevivência e a proximidade com a criminalidade, Buscapé tenta seguir uma carreira fotógrafo. O filme é um sucesso de público e crítica em todo o mundo e foi indicado a quatro categorias no Oscar. Você pode assistir pelo Globoplay.

HOLLYWOOD NORDESTINA, por Sebastian Fernandes

Macunaíma

Um dos maiores clássicos do cinema nacional, Macunaíma é um menino negro que cresce habituado a malandragens. Certo dia, chega a São Paulo, onde, já adulto e branco, passa por diferentes aventuras onde mostra ser um anti-herói preguiçoso e sem caráter. Também está disponível no Globoplay.

MACUNAÍMA, por Gabee Brandão

Bacurau

Dirigido por Kleber Mendonça Filho, Bacurau é um dos últimos grandes sucessos do cinema nacional. Em um drama distópico, Bacurau é um pequeno povoado do sertão brasileiro, aos poucos, os moradores do local percebem coisas estranhas na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade e cadáveres começam a aparecer. O filme está disponível no Globoplay.

O AUTO DA COMPADECIDA XILO, por De Felice

O pagador de promessas

Um homem de muita fé, Zé do Burro faz a promessa de carregar nas costas uma imensa cruz de madeira até a igreja de Santa Bárbara para salvar seu asno de estimação que havia sido atingido por um raio. A jornada, no entanto, se torna um pesadelo cheio de provações. Disponível no Globoplay.

O Auto da Compadecida

Adaptação da obra do escritor brasileiro Ariano Suassuna, escrita em 1955, o filme O Auto da Compadecida narra a história dos amigos João Grilo, um sertanejo pobre e mentiroso, e Chicó, o mais covarde dos homens, que lutam pelo pão de cada dia e enganam a todos do pequeno vilarejo de Taperoá, no sertão da Paraíba. Você pode assistir no Globoplay.

E para você? Qual filme não pode ficar de fora da lista? Comente aqui e aproveite para conferir outras obras com a temática do cinema em nosso site!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
close-alt close collapse comment ellipsis expand gallery heart lock menu next pinned previous reply search share star