Nossos ♡

Conheça a trajetória de Uillian Rius: artista terá obras em exposição na Bienal Heclectik-Art-Glass, em Portugal 

Peças que estarão presentes na mostra fazem parte do acervo da Urban Arts

⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅

Nascido em Niterói-RJ, Uillian da Silva Botelho, conhecido como Uillian Rius, ainda criança foi morar em Sergipe, na cidade de Maruim. Com pouco mais de 17 mil habitantes, foi no pequeno munícipio nordestino que o jovem começou a se desenvolver artisticamente. “Lá, iniciei meus estudos e aprendi a amar a arte. Amava jogar bola, brincar de pique esconde, tomar banho em rios e, na escola, participar de tudo que envolvia arte e música”.

Inicialmente, sua trajetória como artista esteve ligada diretamente à música, quando na adolescência começou a cantar em um grupo de rap chamado ‘Rap Boys’, chegando a ter uma das músicas escritas por ele publicada em um livro que conta a história da cidade. “Em 1998, mudamos para a capital Aracaju, onde vivemos até hoje. No ano 2000, participei de um festival de música chamado NOVO CANTO. Entre 3000 participantes fiquei em 7° lugar. Foi maravilhoso, eu concorria com pessoas já profissionais da música”, relembra.

Com o passar do tempo, Uillian se tornou um artista completo, transitando entre diferentes gêneros musicais. Apesar de conquistar o sucesso na música e alcançar o topo nas paradas das rádios locais durante um período, o artista optou por seguir outro caminho profissional. Em 2002, o #UArtist iniciou a carreira de diretor de arte (design gráfico) em agências de publicidade, mesmo com apenas o ensino médio completo.  “Nunca tive a oportunidade de fazer faculdade, tive que me esforçar sozinho estudando na madrugada após o trabalho, em que fui criando minhas próprias técnicas para melhorar minha criatividade”, explica.

Com o trabalho e o incentivo de um chefe, Uillian foi enxergando oportunidades maiores de criar arte, prática que até então parecia muito distante. “Sempre vi o mundo das artes plásticas como algo extremamente difícil e não me via capaz de entrar nesse universo”, afirma.

Certo dia, em uma reunião com um colega, ele foi apresentado à Urban Arts. Interessado pelo que viu, o artista tentou aprovar algumas de suas obras no acervo da marca. “Quando fui pesquisar e conhecer o portfólio da empresa, me deparei com um mundo totalmente encantador e desconhecido até então. Desde que a UA aprovou meu primeiro trabalho, eu estudo todos os dias sobre tendência, colorimetria, os padrões mais vendidos, o estilo que mais agrada os clientes, lógico que sempre mantendo meus ideais na criação. Crio em vários estilos, abstrato, minimalista, geométrico, surrealista, colagem, floral, dupla exposição entre outros”, comenta.

Hoje, o artista já conta com mais de 3500 obras disponíveis no acervo da Urban Arts e, a partir do dia 7, fará sua estreia em mostras internacionais. Uillian Rius estará presente na Bienal do Vidro de Portugal apresentando as obras Abstrato geométrico 243A e Abstrato geométrico 247A, que fazem parte do portfólio da UA.

“Por obra do destino conheci um artista escultor muito talentoso, Willy Valenzuela, que já está no cenário internacional há tempos. Mostrei alguns de meus trabalhos e ele simplesmente se apaixonou e disse: ‘você precisa ser mostrado ao mundo, seus trabalhos são maravilhosos’. Eu não levei muita fé, confesso (risos). No ano seguinte ele me chamou e falou que haveria um evento em Portugal, então enviei algumas artes para aprovação e pude participar”, relata.

Já conhecia o trabalho de Uilian Rius? Comente aqui de qual obra você mais gostou e aproveite para conferir outras peças do artista em nosso site!

O #UArtist Uillian Rius

Agradeço imensamente aos meus pais (Dona Ana Maria e Sr. Antônio Botelho), minha esposa (Ana Paula Rius, também artista da Urban Arts), Willy Valenzuela (artista e escultor) e a Heloiza Azevedo (Diretora da Heclectik art), minha irmã (Suellen Botelho, artista e artesã) e amigos, em especial Ivo (Dom Dom) e Lucimeire, por me darem tamanha força para seguir com meus projetos. Agradeço também à Urban Arts, por me dar esse espaço no Blog para divulgar ainda mais meus trabalhos. Que a nossa parceria seja duradoura!”

4 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: