⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅
Você conhece a Op Art? Derivado do termo inglês Optical Art (Arte Óptica), esse conceito surgiu pela primeira vez com o artista Donald Judd, em uma análise da mostra “Pinturas Ópticas”, por Julian Stanczak. A popularidade do termo, no entanto, surgiu após um artigo publicado na revista Time, em 1964.

Buscando explorar elementos gráficos a fim de criar cenas que transmitem a sensação de movimento, esse estilo artístico ganhou força após a década de 60, em um contexto de constante evolução da ciência, com obras inspiradas por estudos psicológicos sobre a vida moderna e da Física sobre a Óptica.

Em 1965, o movimento ganhou notoriedade com uma exposição no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque. Nomeada como “The Responsive Eye” (O Olho que Responde), a mostra contou 123 pinturas e esculturas de artistas que seguiam esse estilo.

Com o lema “menos expressão e mais visualização”, na Op Art, as cores têm a finalidade de passar ilusões ao observador. Para tornar as obras mais dinâmicas, tons vibrantes, linhas diagonais, círculos concêntricos, contraste e cores complementares são as principais apostas para as criações.

Na decoração, esse estilo é uma excelente aposta para dar mais personalidade a projetos minimalistas ou reforçar o estilo descontraído de decorações retrô e despojadas. Aqui na Urban Arts, você encontra centenas de obras inspiradas no movimento da Op Art. Aproveite para conhecer outras peças do nosso acervo no site!
