Confira uma seleção de obras do acervo da Urban Arts inspiradas no artista
⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅
Ainda dentro das programações culturais que celebram o legado do modernismo brasileiro, o MASP apresenta até junho a exposição Volpi Popular. A mostra traz uma retrospectiva da trajetória do artista, desde os trabalhos iniciais de Alfredo Volpi, marcados por paisagens urbanas e rurais, até a arte geométrica, consagrada pelas famosas bandeirinhas e estética brasileira.
Apesar de não ter participado da Semana de Arte Moderna de 1922, que marcou a ruptura com o conservadorismo artístico da época e celebrou 100 anos em fevereiro, o ítalo-brasileiro Alfredo Volpi é um dos nomes centrais da arte brasileira do século 20 e do modernismo. Suas obras abrangem tradições modernas e populares, representando as festas regionais do Brasil, a religiosidade e as fachadas da arquitetura colonial.

Com curadoria de Tomás Toledo, a mostra conta com 96 pinturas de Volpi, organizadas a partir do interesse do artista pelos tópicos do imaginário popular brasileiro e separadas por temas – das paisagens do campo e do mar; fachadas; bandeiras e mastros; representações religiosas; festas populares; e retratos.
Volpi Popular está aberta à visitação de quarta a domingo, das 10h às 18h. E as terças, gratuitamente, das 10h às 20h. É necessário realizar o agendamento online pelo site masp.org.br/ingressos.
Moderna e brasileiríssima, aqui na Urban Arts diversos artistas independentes se inspiraram no trabalho de Volpi para criar novas obras. Pensando nisso, no #UAblog de hoje selecionamos cinco peças que trazem a estética desse grande nome do modernismo para dentro de casa. Confira!
Vejo “bandeirinhas de São João”