Arquideco

Como escolher a melhor moldura? Maurício Arruda ensina. Vem!

O arquiteto e criador de conteúdo chega para tirar todas as dúvidas de quem está decorando e busca o melhor material para enquadrar as obras da Urban Arts

⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅

Na semana passada, trouxemos aqui no #UAblog as principais dicas para você decorar com quadros e finalmente dar adeus às paredes peladas em casa – caso tenha perdido, confira aqui!

No entanto, o artigo de hoje é para você que já sabe o que quer colocar na parede. Já até escolheu a obra, mas ainda tem dúvidas de como definir a moldura ideal. Para te ajudar nessa missão, convidamos o arquiteto e criador de conteúdo Mauricio Arruda para explicar tudo o que você precisa saber sobre os tipos de moldura e acabamentos de quadros. Vem com a gente!

Telas em Canvas

Normalmente utilizado para pinturas com tinta a óleo ou acrílica, o material que leva a impressão é feito de um leve tecido de algodão. Para este tipo de acabamento, Arruda indica o uso de canaletas.  “Esse material não precisa de vidro. A tela em canvas encaixa perfeitamente com o uso de canaletas, que deixa apensa uma pequena espessura visível”, completa.

Papel Fotográfico

Esse tipo mais comum de impressão é realizado em tamanhos personalizáveis de acordo com a qualidade da imagem original. O uso de papel fotográfico demanda a utilização de vidros para proteger a impressão, podendo ser comum ou antirreflexo.  “Eu indico o uso de um antirreflexo quando tiver uma incidência de luz muito alta sobre a arte”, destaca o arquiteto.

Ainda é possível o uso de moldura com paspatur, uma espécie de margem de papelão que fica entre a obra e a moldura, espaçando a moldura e a arte. “Este recurso serve para destacar ainda mais obra, deixar o quadro maior e também evitar que a impressão encoste no vidro, protegendo ainda mais a imagem”.

Segundo ele, para a escolher a coloração é preciso prestar atenção na cor de fundo da arte ou da borda que fica perto da moldura e na cor da parede. “Se eu colocar uma arte com fundo branco sobre uma parede branca e uso moldura branca, apenas o centro da arte vai chamar atenção. Nesse caso, é melhor uma moldura preta”, lembra. Arruda ainda destaca que moldura escura funciona com paspatur branco para delimitar o quadro da parede.

Já com obras que não tiverem nada em preto, ele indica o uso de molduras em madeira. “A composição fica mais suave. Eu também gosto de usar em ambientes mais naturais e com tons de bege”, diz o arquiteto.

A moldura branca é capaz de destacar a obra e pode ser utilizada em ambientes mais escuros. “Utilizar madeira mais clara deixa o quadro mais informal. Acho perfeito para quartos de crianças. O tom médio combina muito com as madeiras que a gente usa na decoração: carvalho ou freijó. E a madeira escura deixa as artes mais sóbrias. Tipo escritório de advocacia”, completa.

Filete

Com estilo vintage igual aos pôsters dos anos 80, esse produto é impresso em vinil fosco (matte) com qualidade fotográfica, a arte é aplicada numa chapa de MDF, sem cobertura de vidro ou acrílico. Vem montado numa moldura de madeira preta bem discreta, com 3 cm de largura visível na parte frontal e 3 cm de altura. “Essa é uma maneira bem econômica de criar um quadro”, afirma Arruda.

Metacrilato

Este estilo de impressão é feito em um papel fotográfico, fixada em um painel acrílico e aplicada sob um poliestireno. Esse processo faz com que a imagem tenha um efeito parecido com o 3D, com ainda mais profundidade e cores mais intensas. “Esse material dá um brilho e um realismo para impressão sensacional. E nem precisa de moldura”, completa.

Já conhecia todas as diferenças entre cada tipo de acabamento e como elas influenciam na hora de escolher a moldura para a sua arte? Comente aqui o que achou dessas dicas e fique ligado nas novidades em nossas redes sociais!

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: