Arte

Mestre concretista Ivan Serpa de volta ao CCBB São Paulo

Exposição gratuita vai até 2 de agosto e percorre as diversas fases do trabalho de um dos principais nomes da arte moderna brasileira

⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅

Com a volta das programações culturais em São Paulo, a dica do #UAblog de hoje vai para quem está ávido por uma boa exposição. A dica é visitar Ivan Serpa: A Expressão do Concreto, no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo. Com uma apresentação de mais de 200 obras, a mostra percorre diversas fases do trabalho de um dos mais importantes mestres da história da arte brasileira que, apesar da breve trajetória, se tornou referência para os novos caminhos da arte visual nacional, abrangendo uma grande diversidade de linguagens e técnicas.

Expoente do modernismo brasileiro, Ivan Serpa (1923-1973) foi reconhecido na primeira Bienal de São Paulo, em 1951, como o Melhor Pintor Jovem da feira de arte – e sua pluralidade criativa e grande sensibilidade estética o consolidaram como um dos principais nomes da vanguarda artística.

Sem título, 1957, por Ivan Serpa. Foto: Jaime Acioli

Apesar de ser mais conhecido pelo Concretismo, Serpa também se aventurou no Expressionismo, sem nunca perder contato com a ordem e a estrutura. Trata-se de uma exposição única, de um artista complexo, definitiva para reavivar a memória sobre esse operário da arte brasileira.

A mostra conta com curadoria de Marcus de Lontra Costa e de Hélio Márcio Dias Ferreira e traz uma retrospectiva de todas as fases e técnicas utilizadas pelo artista: concretismo / colagem sob pressão e calor / mulher e bicho / anóbios (abstração informal) / negra (crepuscular) / op – erótica / anti-letra / amazônica / mangueira e geomântica.

O Centro Cultural Banco do Brasil está localizado na Rua Álvares Penteado, 112 – próximo da estação de metrô São Bento. Você pode conferir a exposição até 2 de agosto. A entrada é gratuita, basta realizar o agendamento no site.

Na Urban Arts, você encontra milhares de obras que exploram variadas técnicas e estilos, do geométrico ao expressionista. Confira nosso acervo no site!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: