Arte

Rio 456 anos: confira três curiosidades pouco conhecidas sobre a cidade

Céu mais azul do mundo, maior floresta urbana da Terra e única capital fora do continente europeu são algumas das histórias que trazemos hoje para o blog

⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅

Do Leme ao Pontal, com o Cristo Redentor sempre de braços abertos admirando a Garota de Ipanema, é indiscutível que a Cidade Maravilhosa continua linda. Palco de tantas histórias e fonte de inspiração para tantos artistas, junto das águas de março chega o momento de comemorar a existência do Rio de Janeiro, que completa 456 anos nesta segunda-feira (1).

Em homenagem à capital fluminense, onde nós da Urban Arts estamos presentes com três galerias em Botafogo ( Rio Sul), Ipanema e Barra da Tijuca, separamos na reportagem de hoje três curiosidades que explicam um pouco da magia desse lugar tão amado pelo mundo inteiro. Confira:

Obra: CATCH FIRE RIO, RIO DE JANEIRO – PAISAGENS CARIOCAS – PANORÂMICA, por Flavio Veloso
  • O céu mais azul do mundo

Sim! O céu mais bonito do mundo é brasileiro. Em 2006, uma pesquisa promovida pelo site The Blue Sky Explorer buscava encontrar o céu mais azul do mundo. Para isso, uma produtora de TV rodou o mundo durante 72 dias, visitando 19 lugares em seis continentes.

Para comparar as paisagens, uma equipe de radiação óptica do National Physical Laboratory (NPL), em Londres, realizou uma série de testes que analisavam critérios como a cor do céu, claridade, luminosidade e densidade das nuvens.

Obra: LEME. RIO DE JANEIRO, por Marcelo Valente
  • A maior floresta urbana do mundo
Obra: FLORESTA DA TIJUCA – PANORÂMICA, por Aisse Gaertner

No Rio, a natureza e o cenário urbano andam lado a lado. Florestas, cachoeiras e lagoas estão por todos os cantos, e também é na Cidade Maravilhosa que se encontra a maior floresta urbana do mundo: a Floresta da Tijuca.

Com uma área de conservação de cerca de 33 quilômetros quadrados, o cenário passou por um reflorestamento no final do século 19, incentivado por Dom Pedro II. O Jardim Botânico, o Parque Lage e o Corcovado são alguns dos pontos turísticos localizados parcialmente na Floresta da Tijuca.

Obra: PANORAMICA – RIO DE JANEIRO – MORRO DA URCA, por Yago Prado
  • Já foi capital do Brasil e de Portugal

No dia 7 de março de 1808, Dom João VI e sua corte desembarcaram no Rio de Janeiro – uma cidade na época com cerca de 60 mil habitantes e com uma estrutura muito diferente da qual a realeza estava acostumada em sua terra natal.

A vinda da família real foi motivada pelos conflitos na Europa e a ameaça das tropas de Napoleão invadirem Portugal, mas fez com que de um dia para o outro o Rio de Janeiro se transformasse na capital do império português – título ostentado até 1821 – e entrasse em um processo de urbanização acelerado.

A Cidade Maravilhosa continuou sendo a capital do Brasil até 1960, quando Brasília foi inaugurada. Outro fato curioso é que, mais de 60 anos depois desse acontecimento, uma Proposta de Emenda Constitucional surgiu na Câmara dos Deputados propondo que o Rio dividisse o título de capital com Brasília, com o Congresso sendo transferido para o território fluminense. A proposta não foi pra frente.

Gostou de conhecer mais um pouco sobre a Cidade Maravilhosa que tantos nos encanta? Conta pra gente o que achou aqui nos comentários. E feliz aniversário, Rio de Janeiro!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: