Arte

De volta ao passado para conhecer a arte moderna

Há 71 anos, o Museu de Arte Moderna do Rio Janeiro reunia no Brasil obras de nomes icônicos da vanguarda europeia

⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅

Em janeiro de 1949, um ano após sua ata inaugural, o Museu de Arte Moderna do Rio Janeiro (MAM Rio), instalado a época provisoriamente em uma das salas do Banco Boavista, recebeu a mostra “Pintura Européia Contemporânea”.

Marcado pela ruptura de paradigmas, o evento apresentou a um público majoritariamente conservador e reticente a vanguarda de Paris. Foram exibidas obras de Cândido Portinari (A Barca, 1941, óleo), Matisse (O jardim de Luxemburgo, 1903, óleo), Seurat (O varredor de rua, 1887-88, desenho) e Vlaminck (Uma rua de aldeia, 1912, óleo), entre muitas outras.

Atualmente, o acervo do museu conta com aproximadamente 6.600 obras de arte. Também é possível conferir outras 6.600 peças da Coleção Gilberto Chateaubriand e cerca de 1.800 fotografias da Coleção Joaquim Paiva. Estão presentes criações de artistas como, Constantin Brancusi, Keith Haring, Alberto Giacometti, Auguste Rodin, Alexander Calder, Andy Warhol, Anita Malfatti, Candido Portinari e Beatriz Milhazes.

Próximo da Baía de Guanabara e do aeroporto Santos Dumont, o edifício onde o MAM Rio está instalado desde 1958 foi projetado pelo arquiteto franco-brasileiro Affonso Eduardo Reidy.  Após quase seis meses de portas fechadas, o local está reaberto ao público e com novidades, basta agendar sua visita em: https://mamrio.byinti.com/#/ticket/

Se você é um apaixonado pela Arte Moderna, não deixe de conferir o acervo da Urban Arts em nosso site. São centenas de obras inspiradas nos grandes nomes desse movimento artístico disponíveis para você transportar essa atmosfera para as paredes da sua casa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: