Arte

Livros clássicos na estante… e na parede!

Confira uma seleção de peças inspiradas nos grandes nomes da literatura brasileira

                                    

Celebrado em 29 de outubro, o Dia Nacional do Livro foi criado em 1810 para homenagear o dia de fundação da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, quando uma infinidade de obras literárias pertencentes à Real Biblioteca de Portugal foram transferidas para o Brasil.

Companheiros ideais para momentos tranquilos ou para uma pausa na rotina, a leitura além de prazerosa pode ser uma arma para a reflexão, desenvolvimento do pensamento crítico e uma maneira de conhecer novos olhares e culturas sem sair de casa.

Em homenagem a essa data tão especial, a Urban Arts separou 4 obras de arte do seu acervo inspiradas em grandes nomes da literatura brasileira e conta um pouco sobre a vida e trabalho desses autores. Confira:

Carlos Drummond de Andrade foi poeta, contista e cronista do período do modernismo. Considerado um dos maiores escritores do Brasil, Drummond fez parte da segunda geração modernista. Os principais temas abordados em suas obras eram o conflito social, a existência humana e a visão irônica para o cotidiano.

Responsável por um dos maiores dilemas da literatura mundial, – Capitu traiu ou não traiu Bentinho? – Machado de Assis (1839-1908) escreveu poesias, contos, e romances. Foi jornalista, teatrólogo, crítico de teatro, crítico literário e o responsável por inaugurar o Realismo no Brasil, que teve como marco inicial a obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, publicada em 1881.

Nascida na aldeia de Chechelnyk, na Ucrânia, e naturalizada brasileira, Clarice Lispector (1920-1977) foi uma das mais importantes escritoras da terceira fase do modernismo brasileiro. Altamente poética, sua obra abordava temas existenciais e intimistas, explorados por meio de fluxos de consciência dos personagens. A figura feminina é marcante em suas criações.  

Além de compositor e cantor, Chico Buarque é considerado um dor maiores escritores vivos do Brasil, com uma série de livros lançados e traduzidos. Em 2019, ele recebeu o Prêmio Camões (31.ª edição) pelas obras publicadas. Assim como em suas criações musicais, a literatura de Chico é marcada pela crítica social e forte ironia.

Na Urban Arts você também encontra diversas tipografias em peças sobre literatura e trechos de livros de grandes autores nacionais e internacionais. Preparado para encarar os clássicos literários? Conte aqui nos comentários qual o seu escritor favorito!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: