O artista paulista Dan Ribeiro tem como fonte de inspiração a observação atenta no cotidiano e paisagens naturais

                                    

A experimentação pode ser considerada um dos principais pilares da arte do Atelier Flamingo, nome escolhido pelo arquiteto paulista Dan Ribeiro, de 29 anos, para a criação de suas obras.  Com um estilo abstrato, explorando cores vibrantes e formas geométricas, o processo produtivo do artista é visto por ele mesmo como “de fases”.

Obra: Espelho da Maravilha, por Atelier Flamingo

“Minha arte é bem de fases! Quando comecei a publicar, eu estava muito obcecado por colagens. Depois passei para marcadores, tinta acrílica, nanquim e guache. Na hora de digitalizar, acabava criando em cima do que tinha desenvolvido no papel. Recentemente comprei um iPad e ando experimentando bastante. Não gosto de me prender a uma técnica ou outra. Essa é a graça pra mim, a constante experimentação”, conta Ribeiro.

Apaixonado por tudo que envolve criação, Ribeiro faz arte desde que se conhece por gente, e a literatura, o cinema, a música e a fotografia são seus companheiros de longa data. “Tem gente que não concorda, mas eu acho que arte hoje em dia é toda e qualquer forma de expressão da criatividade. Qualquer pessoa que queira se expressar seja pela pintura, música, desenho, vídeo, escultura, poesia, é direito dela, é a verdade dela, é arte”, comentou em entrevista exclusiva ao blog da Urban Arts.

Entre suas inspirações, o artista paulista aponta os trabalhos da mexicana Luisa Salas (@holalou), da multidisciplinar Shira Barzilay (@koketi), além dos franceses do Atelier Bingo (@atelier_bingo). No entanto, sua maior fonte de criatividade vem do olhar atento ao movimento e cenários de seu cotidiano.

“Quando se tem um olhar atento, tudo pode ser uma fonte de inspiração no dia a dia. Acabo traduzindo qualquer inspiração pra uma linguagem abstrata, seja por meio de formas geométricas ou orgânicas, por exemplo, uma paleta de cores que achei interessante, traço, linhas, etc. Mas a inspiração vem desde a natureza e o verde, pelo fato de ter morado muito tempo no interior, a alguma pessoa que vi na rua usando uma camiseta legal.  Se alguma coisa me atrai, eu acabo catalogando ela na cabeça”, revela.

E foi exatamente devido ao seu olhar atento que Ribeiro conheceu a Urban Arts enquanto andava pelas ruas de São Paulo. “Eu estava caminhando na rua com um amigo, vi uma loja Urban Arts na Oscar Freire e entramos lá! Fiquei curioso pra saber sobre como funcionava a galeria, pesquisei também na internet e cá estamos!”, conta o artista – que hoje conta com cerca de 30 obras à disposição na plataforma.

O que achou do trabalho do Atelier Flamingo? Conte para nós aqui nos comentários e aproveite para conhecer mais peças em nosso site!

1 thought on “Experimentação e abstracionismo guiam criações do Atelier Flamingo

  1. Dan Ribeiro sua fonte inspiradora é o seu olhar para o mundo. O diferencial é expressar criatividade com personalidade. A manifestação do seu “EU”. Assim vejo sua Arte.

    Parabéns de uma artista que faz parte dessa grande família URBAN ARTS!
    Gloria Rimes

Deixe uma resposta

Voltar Ao Topo

Descubra mais sobre Urban Arts Decor

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading