Arte

O mundo redescobre o barroco de Artemisia Gentileschi

Exposição em Londres faz jus ao legado da italiana que por séculos teve suas obras assinadas pelo pai ou outros homens e reaviva o interesse pela arte “exagerada”

                                    

Obra Suzana e os Anciãos, por Artemisia Gentileschi, de 1627

Se hoje as mulheres buscam mais visibilidade no mercado de arte, imagine como era complicado existir no século 16 tentando romper barreiras e preconceitos. Artemisia Gentileschi (1593-1653) foi uma pintora barroca italiana que durante muito tempo depois de sua morte não teve sua obra reconhecida. Suas peças foram atribuídas a seu pai e outros homens que faziam parte de seu círculo de amizades.

Sua maior pintura, Susanna e os Anciãos, foi, por muito tempo, atribuída a seu pai, Orazio Gentileschi. . Ela tinha apenas dezessete anos quando completou a tela, o que apenas alimentou a teoria de que era o trabalho de seu pai e não dela. Também recentemente, especialistas corrigiram outra atribuição incorreta de uma obra de Artemisia – a pintura Davi e Golias é dela. O restaurador Majo Prieto Pedregal, trabalhando para o Simon Gillespie Studio, descobriu a assinatura da artista durante um processo de limpeza. La grande dimenticata, diriam os italianos ( A grande esquecida).

Para reparar em parte um erro histórico e fazer jus ao legado de uma das artistas mais importantes da história da arte, a National Gallery de Londres abre a partir de amanhã, 3 de outubro, uma exposição com obras de Artemisia. O público poderá ver o mundo pelos olhos da artista e também ouvir uma representação da voz dela lendo cartas, sendo que algumas delas serão expostas e nunca foram vistas antes.

Movimentos como o #MeToo jogaram luz sobre as obras de Artemisia, que usou a arte para superar o trauma de um estupro. Cada vez mais reconhecida, uma obra sua chegou a ser vendida por mais de 6 milhões de dólares em 2019, quebrando um recorde.

O acervo da Urban Arts traz diversas opções de arte barroca para quem quer produzir uma Urban Arts Wall inspirada nesse movimento, que atravessou décadas e conquista gostos excêntricos. Entra lá no nosso site e digite a palavra barroco. Você vai se surpreender!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: