Arte

De volta para o passado com a Mid Century Modern Art


Um dos principais movimentos do pós-guerra americano, a arte do meio do século passado continua em alta e cada vez mais disputada em leilões

Como o próprio nome já diz em inglês, a Mid Century Modern Art, ou a arte produzida no meio do século, foi um movimento que transcendeu a produção de pinturas, desenhos e esculturas, e contaminou a arquitetura e o mobiliário. Presente nas décadas de 40, 50 e 60, até hoje é idolatrada e disputada em leilões. As peças geométricas e coloridas atravessaram o tempo e estão disponíveis no acervo da Urban Arts.

Entenda um pouco mais sobre o movimento:

Abstracionismo colorido

Um clássico da Mid Century Modern Art, a obra de arte geométrica e abstrata explodindo em cores é o complemento certo para ser colocado em uma sala de estar com móveis clássicos ou neutros. A Urban Arts sugere montar uma gallery wall com mais de uma opção, assim o “crash” entre o moderno e o sisudo oferece um ambiente aconchegante e iluminado.

Pura geometria

A herança da Bauhaus, escola que deu origem ao movimento alemão dos anos 20 e 30, de buscar a perfeição da forma, impactou a tendência que surgiria em breve.  E os modernos incluiriam também o conforto em suas criações. A Eames Lounge Chair, criada pelo casal Charles Eames (1907 – 1978) e Ray Eames (1912 – 1988) é um exemplo ótimo de como a combinação das duas qualidades funciona perfeitamente. Para acompanhar, os artistas plásticos buscaram alcançar a abstração da forma, oferecendo telas geométricas. Também fazem parte dessa época as obras de Andy Warhol (1928-1987), best-seller de nosso acervo, e Jackson Pollock (1912 – 1956), considerado pela revista Life o pintor mais importante do século 20.

Obra: Block I

Cores primárias

Uma outra faceta importante da produção Mid Century Modern Art é a paleta de cores de inspiração dos artistas, que se inspiravam principalmente em Paul Klee (1879 – 1940) e Henri Matisse (1869 – 1954). O foco está nas cores primárias vermelho, azul e amarelo, que são puras e não produzidas a partir de pigmentos. Há pequenas concessões para as cores secundárias, como verde (azul + amarelo), laranja (amarelo + vermelho e o roxo (vermelho + azul).

O que achou do movimento Mid Century Modern Art? Corre pro nosso site para escolher a sua obra preferida e viajar no tempo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: