Arte

5 fatos sobre a vida e obra de Andy Warhol

Artista que revolucionou a arte da metade do século 20 uniu baixa e alta cultura e nasceu em um bairro de classe trabalhadora em Oakland, Pittsburgh.

Mais de 30 anos depois de sua morte em 1987, Andy Warhol só confirma o poder de sua influência sobre a arte que foi produzida na segunda metade do século 20. Objeto de estudo de acadêmicos, seu legado se mostra eficiente ao fundir baixa e alta cultura, democratizando o acesso para quem acredita no poder transformador de sua produção. Para homenagear o artista plástico americano, a Urban Arts – que tem em seu acervo várias releituras do que ele produziu – traz 5 curiosidades sobre a sua vida e obra. Vem com a gente!

1. O mais novo de três irmãos, Andy nasceu Andrew Warhola no dia 6 de agosto, em 1928, em um bairro de classe trabalhadora em Oakland, Pittsburgh – Pensilvânia, Estados Unidos. Diagnosticado com um distúrbio neurológico ainda criança, encontrou refúgio em revistas de celebridades e quadrinhos.

2. Assinava cartões postais como André e abdicou do “a” no final de seu sobrenome, logo depois de se mudar para Nova York. Estudou no Carnegie Institute of Technology (hoje Carnegie Mellon University) e se formou em Desenho Pictorial em 1949.

Obras: Warhol Eyes [acima] e Warhol Velvet Underground II [abaixo]

3. Warhol logo se destacou ao começar a trabalhar na cidade, colaborando como artista para diversas publicações como as revistas Glamour, Vogue e Harper´s Bazaar e para marcas como Tiffany & Co. e Columbia Records. Fez vitrines para Bonwit Teller e I. Miller.

4. Uma de suas frases favoritas era quando atores diziam estar “entre papéis”. Assim ele se apropriou e dizia que gostava de “viver a vida entre papéis”. 

5. Artistas como Roy Lichtenstein (1923-1997), Keith Haring (1958-1990) e Liza Minelli compareceram a seu funeral e Yoko Ono leu palavras em sua homenagem.

Gostou de conhecer mais um pouco sobre a vida e obra de Andy Warhol? Qual a sua obra preferida dele? Conta pra gente nos comentários.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: