Escolher o quadro certo pode proporcionar a renovação completa do espaço, além de preencher lacunas antes deixadas em branco

Uma parede bem decorada é capaz de mudar completamente um ambiente. Por isso, a Urban Arts convidou a arquiteta Guta Louro para trazer dicas de como decorar com quadros e transformar as paredes da casa. Com 10 anos no mercado, a Urban Arts conta com mais de 120 mil obras no acervo de mais de 6 mil artistas entre fotografias, ilustrações e colagens, que são capazes de se adequar a qualquer ambiente. Então você já sabe onde encontrar o quadro perfeito, né?

1
Projeto: Guta Louro / Foto: Rômulo Fialdini

Como escolher o local correto?

Projeto_EeT_ArchConceito_02-alta
Projeto: ArchConceito

A primeira preocupação deve ser escolher qual o local e a posição perfeita para colocar um quadro. Segunda a arquiteta, basta analisar se algum local está precisando de uma cara nova ou se parece que tem algo faltando. Normalmente, esse item decorativo é utilizado em salas, halls e dormitórios, porém cozinhas e banheiros também podem ganhar em personalidade recebendo uma decoração personalizada. Na hora de escolher a posição correta, uma dica é analisar o pé-direito do ambiente. “A altura correta varia muito, mas normalmente o centro do quadro deve ficar na altura dos olhos dos moradores, algo em torno de 1,60m, e próximos a locais onde as pessoas estejam sentadas”, completa.

Crie composições

img (58)
Projeto: Teto Arquitetura

Se a ideia é compor uma decoração com diversos quadros, Guta afirma que compor com cores ou temas similares é uma boa opção. “Tentar manter um estilo de moldura padrão entre eles é sempre uma boa saída”, afirma a arquiteta. Na hora de dispor, existem diferentes opções utilizando quadros de tamanhos diferentes, colocando em ziguezague, alinhados, criando cenários. Não tem muita regra. Uma tendência que vem conquistando espaço é o uso de fotografias repartidas. A dica é testar a combinação no chão antes para ver se funcionaram na decoração e se a proporção está correta, antes de furar a parede. É sempre bom evitar transtorno, não é mesmo?

Qual a moldura ideal?

LynxArquitetura_3-alta
Projeto: Lynx Arquitetura

Já na hora de escolher as molduras não é necessário seguir apenas um estilo. A repetição faz sentido para uma série de imagens de uma mesma coleção ou artista, ou em composições com obras que estejam conectadas. “Escolha sempre uma moldura que não ‘brigue’ com a obra ou que agregue a ela. Existem estilos mais apropriados para diferentes obras e existem quadros que foram feitos para não terem molduras”, destaca Guta.

Destaque os quadros

DSC_8789_out-alta
Projeto: Mira Studio / Foto: Lilia Mendel

Depois de escolhido a posição e a obra perfeita, é hora de deixar a peça, ou a composição, em destaque. Uma boa solução é utilizar uma iluminação direcionada para o quadro, de preferência com lâmpadas LED, que evitam possíveis danos causados às obras devido ao calor emitido pela lâmpada comum, alerta Guta. Outra dica é aproveitar os espelhos do local para ampliar a sensação de luminosidade. Apoiar os quadros no chão ou em cavaletes criam um efeito único, tornam o ambiente estiloso e complementam a decoração do ambiente. Segundo a arquiteta, dependendo do tamanho da parede, do quadro, do espaço e da composição de cores é possível brincar com composições ou com quadros maiores individuais e se o quadro for muito grande, o melhor é deixá-lo em destaque sozinho. É um mundo de possibilidades!

O que vocês acharam das dicas? Conta pra gente nos comentários!

6 thoughts on “Como decorar a casa com quadros?

  1. Gostei das dicas e gostaria de uma orientação de quais os quadros para compor uma parede,onde há sala de jantar e estar. Tenho pregerência por quadros de fotografias de mar e metrópoles.

  2. Tenho um corredor todo branco, grande e comprido (CASA DE PRAIA), como compor quadros sem ser tão obvia com fotos de mar? Minha parede tem quase 3,5 metros, o que vcs me sugerem?

    1. Oi Carla, tudo bem?

      Podemos te direcionar para nossos consultores que poderão te ajudar prontamente.

      Nesse link temos a lista de galerias Urban Arts, encontre a galeria mais próxima e envie sua dúvida pelo Whatsapp.

      Bem rapidinho e fácil. 😊

  3. Amei os dois quadros abstratos da foto “como escolher o local correto?”… Um parece um rosto até… Amei essa dupla. Como acho no site? Vcs tem os nomes?

    1. Oi Luciana, tudo bem?

      Podemos te direcionar para nossos consultores que poderão te ajudar prontamente.

      Nesse link temos a lista de galerias Urban Arts, encontre a galeria mais próxima e envie sua dúvida pelo Whatsapp.

      Bem rapidinho e fácil. 😊

Deixe uma resposta

Voltar Ao Topo

Descubra mais sobre Urban Arts Decor

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading