Muitas vezes as pessoas perguntam “mas são tantas artes! como escolher?“
⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅
Eu também acho bem difícil escolher por exemplo uma composição com 5 ou 6 quadros dentro de um acervo com mais de 30 mil artes. A forma mais fácil seria saber exatamente o que quer, qual o tema, quais cores e molduras, e qual o acabamento que pode ser papel fotográfico ou tecido canvas (aquele que simula uma tela de pintura). Mas não é sempre assim que acontece e quanto mais eu vejo projetos feitos por clientes e/ou arquitetos mais idéias eu tenho. Pensando nisso fiz esse post para que você possa ter uma idéia das possibilidades que temos e se inspirar para criar seu próximo projeto de decoração.

Coca Cola, Rad XXV, Rad VX, Rad XLIV e Duas Moças

Como escolher
• Para escolher suas artes, primeiro pense no tema que você quer. Caso não haja um tema, pode haver uma mensagem que quer passar com seus quadros pendurados nas paredes da sua casa.

Caso também não haja um mensagem específica, ai vamos para o lado totalmente visual, que é o que acontece na maioria das vezes.
• Olhe ao redor e veja quais cores são predominantes da sua sala, quarto, cozinha ou escritório.

Só sei dançar com você, Decisões, Bubble love, Natural I, Sol/Sal e Sunkissed
• Em seguida perceba o estilo da decoração, se é mais clássica, mais moderna, mais rococó, mais pop, jovem ou infantil.
• Para cada cor predominante existe um palheta de cores similares, mas não precisamos ir tão longe, ai já seria como montar um projeto científico, rsrs. No site temos um filtro que separa por cores e formatos, além de separar por categorias e palavras chaves, que ajuda muito na hora de escolher as artes para uma composição ou mesmo um quadro individual.

• O mais importante é você se identificar com as artes escolhidas, e para isso não tem muita regra, é feeling mesmo. Mas uma boa escolha vai fazer seu ambiente ficar mais harmônico e agradável. Você olha pra sua sala e acha que esta linda mas não sabe muito bem o porque. A resposta é que ela esta linda pois quadros, cores, decoração e estilos estão em harmonia. 🙂

Como montar
• A primeira coisa a fazer é definir o espaço que você quer utilizar na sua parede, tirando as medidas da largura e da altura.
• Se você não sabe se quer apenas um quadro ocupando toda a área ou vários formando uma composição, olhe ao redor e veja o que mais você tem nas suas paredes. Caso tenha mais um ou dois quadros individuais, opte por uma composição.
• As composições podem ser feita de forma linear com altura e larguras alinhadas ou de uma forma mais solta, mas ambas tem que ter um equilíbrio visual. Se preferir pela forma mais livre, opte por desalinhar bem os posters, não deixe pouca diferença entre esses alinhamentos pois se não vai parecer que não foi proposital e que estão tortos.

• Antes de sair furando a parede eu gosto de desenhar o layout no computador, caso não tenha familiaridade com programas que façam isso, pode ser no papel mesmo. Não precisa ser tão preciso mas certifique-se que sua composição não vai extrapolar os limites que você pré definiu.

• Uma vez feito isso pendure o quadro/poster principal ou central da composição e a partir dele você vai colocando os outros. Essa forma é mais fácil de que pré definir os pontos onde serão pregados os pregos de todos os quadros.

• Use uma trena e lápis para ir fazendo as marcações mas se possível antes de furar a parede utilize um nivelador para se certificar que o quadro esta alinhado.

• Utilize sempre dois pregos para os posters (que não tem pendurares) para que eles fiquem sempre retos. Se o quadro tiver um pendurador tipo jacaré ou argola, ai utilize um prego para cada um deles.
É isso! parece difícil mas na verdade não é tanto assim, você precisa apenas de calma e atenção, sem pressa, cada vez que prega um quadro afaste-se e veja se esta ficando bom.

Pássaros da estação, Jamaica colorida e Asas do Pavão

Bern, Switzerland, Shaped #8, That Way, Thebalcony, Vaduzfarm e Poligonal91
Materias utilizados
Pregos de aço de diferentes tamanhos (depende do tamanho e peso do quadro), martelo, trena, lápis e um nivelador. Caso o quadro seja muito grande e pesado você vai precisar de uma furadeira, parafusos e bucha. Mas ai já é mais complicado e eu recomendo contratar um profissional especializado. Uma dica é acessar o Bicos.com, lá você encontra profissionais para todos os tipos de serviço para sua casa.





Uma abraço e boa escolha!
“Nós amamos arte e vamos espalhar essa paixão por ai!”
Urban Arts
Parabéns, que bom gosto em todas as propostas apresentadas, de muito bom gosto.
Muito legal. Adorei as dicas!!!